Bem vindo! Sua interação é importante neste espaço e em nossas vidas. Nosso trabalho não teria relevância sem a ação do Espírito Santo e sem a sua participação. Faça um pouco mais pela causa missionária saindo das quatro paredes, não limite a sua visão nem o seu campo de atuação ministerial, porque a nossa paróquia e limite ministerial é o mundo (Mateus 13.38). Escreva-nos, ore, contribua com este projeto.

PEDE-ME E TE DAREI AS NAÇÕES COMO HERANÇA! Salmos 2.8

ORE, INTERCEDA OU CONTRIBUA COM O NOSSO MIISTÉRIO!

Fazendo JESUS conhecido!

Claudemir Silva. Tecnologia do Blogger.

6 de nov. de 2012

Mais Um Novo Batismo

No dia 03 de outubro, um novo grupo de irmãos desceram as águas e a família cristã em Bobo Dioulasso estar em festa. Cristo em nós a esperança da glória.

Em Burkina o Tio Também Pode Ser Pai

Outra curiosidade na família burkinabe estar na doação dos filhos para algum dos parentes. Neste país meninas serão "dadas" para ajudar outra família nos afazeres domésticos. A problemática nesta doação é que a família que receberá a moça explorará a menina de tal forma fazendo dela uma empregada doméstica, pois ela viverá para lavar, limpar e cozinhar. Agora, entre os DAGARIS, uma etnia local, o primeiro filho será "dado" para o irmão do seu pai. Porque isto acontece? Na verdade, está doação é simbólica, mas vivida literalmente. Neste ato, o pai estar dando ao seu irmão a responsabilidade de cuidar do futuro do seu sobrinho. Nisto, o tio poderá levar seu sobrinho para viver um tempo em sua casa, terá que lhe dar roupas, pagar a educação, enfim, cuidará do futuro do garoto. A partir disto, culturalmente, o menino chamará seu tio de pai e o tio chamará seu sobrinho de filho.


A Saúde da População Negra

Seminário terá debate sobre saúde da população negra.

Saúde Afetada Por Mudanças Climáticas

Atlas da ONU mostra saúde afetada por mudanças climáticas. Leia mais.

A Preservação da Figura dos Parentes em Burkina

Em Burkina o tema família é abrangente, pois há inúmeras minúcias a serem observadas. Uma delas estar na nomeação dos filhos. Neste ato, a família identificará seus filhos buscando preservar a figura de algum dos parentes morto ou vivo, logo, o menino que recebe o nome por exemplo do avô, será visto pela família de forma diferente, respeitosa e privilegiada, tudo porque os avôs são na hierarquia familiar as pessoas mais importantes por causa da idade, da experiência e da sabedoria acumulada. Uma vez dado o nome do avô para um garoto, ele será protegido de todos, pois "leva consigo" a identidade do parente mais velho.


O Fogão Tradicional Burkinabe

Tradicionalmente os burkinabes farão a comida na lenha ou entre duas pedras com carvão no FURNO. Como possivelmente 70% das famílias não tem condições de comprar um fogão ocidental, o FURNO é o principal utensílio para preparar as refeições. Na foto abaixo fizemos um churrasco de despedida na casa de uma família que convivemos por duas semanas em um vilarejo.

Identificando a Religião Pelo Nome

Na cultura burkinabe é muito fácil identificar a religião de uma pessoa, para isto, basta perguntar o nome da mesma e aí saberemos qual crença ela professa. Nomes como: Aminata, Rachida, Awa, Mohamed, Adamar, Lamine, Daouda, Issa, Ali, Moussa, Yayá, etc... são nomes originalmente muçulmanos. Agora nomes como: David, Moises, Estephany,  Ethienne, Benjamin, Clara, Marie, etc... são nomes de origem cristã. Um detalhe importante é que neste país quando alguém se converte para outro seguimento religioso geralmente eles mudarão de nome. Acontecerá também de uma pessoa ter o nome original dado pelo família, mas alguns "assumem" ou se nomeia com um segundo nome, mas isto não é oficial, antes simbólico.






Os PRINCIPAIS FERIADOS em Burkina

Janeiro 1 - Ano novo
Fevereiro  6- Aniversário do Profeta Mahomed
Março 8 - Dia Internacional da mulheres
Maio 1 - Dia do trabalho
Agosto 5 - Dia da Independência
Agosto 15 - Ascenção de Maria (Festa Católica)
Agosto/Setembro - Ramadã  (Festa Islamica)
Outubro/Novembro - Tabaski (Festa Islamica)
Novembro 1 - Dia dos santos/ mortos
Dezembro 11- Proclamação da República
Dezembro 25 - Natal
 
 
 

5 de nov. de 2012

A Riqueza Mundial

Apenas 147 conglomerados empresariais controlam 40% da riqueza mundial.

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |