Bem vindo! Sua interação é importante neste espaço e em nossas vidas. Nosso trabalho não teria relevância sem a ação do Espírito Santo e sem a sua participação. Faça um pouco mais pela causa missionária saindo das quatro paredes, não limite a sua visão nem o seu campo de atuação ministerial, porque a nossa paróquia e limite ministerial é o mundo (Mateus 13.38). Escreva-nos, ore, contribua com este projeto.

PEDE-ME E TE DAREI AS NAÇÕES COMO HERANÇA! Salmos 2.8

ORE, INTERCEDA OU CONTRIBUA COM O NOSSO MIISTÉRIO!

Fazendo JESUS conhecido!

Claudemir Silva. Tecnologia do Blogger.

7 de set. de 2012

Crendice na Morte Entre os Mossis


O povo burkinabe é muito solidário na morte. Recentemente estive recebendo uma dezena de visitantes em minha casa por causa do falecimento do meu pai em São Paulo, Brasil. Entre esse grupo, tinha pessoas de diversas etnias e apenas uma minoria não era crente. Como em Burkina é cultural acompanhar as pessoas até o portão em visitas normais, fui acompanhar minha vizinha MOSSI até a porta e ela disse que não precisava, porque entre os MOSSIS quando alguém morre não se acompanha até porta.  Na crendice do povo, não é bom que o enlutado acompanhe o visitante até a porta, pois isto é como se tivesse transmitindo o espírito da morte sobre a casa do visitante. Essa e outras crendices são oriundas do animismo, mas como não vivemos debaixo de nenhum jugo, no mesmo instante lhe disse que nenhum espírito mal da minha parte lhe acompanharia porque sou ministro de Deus e que essa e outra{ creoças não são verdades. 

Os Marabous em Burkina

Um Marabou em Burkina é um adepto do islã praticante de feitiçarias. Na verdade este homem pode não ser autêntico na sua religiosidade. Ele pode conhecer um pouco do Alcorão, falar um pouco do árabe, mas na prática é um sincretista na sua profissão de fé. O fato é que no Islamismo original o Marabou seria tipo um escriba ou doutor da lei do contexto judaíco. Ou seja, alguém responsável por ensinar o Corão aos adeptos do Islã. Para um muçulmano de verdade, a figura dos Marabous em Burkina é uma aberração, uma distorção no Islamismo original, justamente por causa das práticas sincretistas, rituais e ocultismo realizados pelos mesmos. Seguramente, o analfabetismo e o animismo foram fatores que contribuíram para o desvio deste personagem no Islã de Burkina. O tema é extenso e requer uma pesquisa minunciosa, mas estas idéias tem certo fundamento em Burkina.

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |