Bem vindo! Sua interação é importante neste espaço e em nossas vidas. Nosso trabalho não teria relevância sem a ação do Espírito Santo e sem a sua participação. Faça um pouco mais pela causa missionária saindo das quatro paredes, não limite a sua visão nem o seu campo de atuação ministerial, porque a nossa paróquia e limite ministerial é o mundo (Mateus 13.38). Escreva-nos, ore, contribua com este projeto.

PEDE-ME E TE DAREI AS NAÇÕES COMO HERANÇA! Salmos 2.8

ORE, INTERCEDA OU CONTRIBUA COM O NOSSO MIISTÉRIO!

Fazendo JESUS conhecido!

Claudemir Silva. Tecnologia do Blogger.

10 de ago. de 2012

Os Filhos Homens na Cultura Burkina

Os filhos homens na cultura burkinabe recebem privilegiados que as meninas não receberão. Eles terão quartos somente para eles, serão enviados a escola (culturalmente nos vilarejos as meninas não são enviadas para escola), eles não podem fazer trabalhos que são considerados de mulheres, tipo: limpar a casa, lavar, carregar água, cozinhar ou fazer a feira. Felizmente alguns destes aspectos estão mudando na cidade, o que é um bom sinal.


A Distribuição da Casa na Cultura Burkinabe

Culturalmente na distribuição da Casa Burkinabe, haverá quartos separado para os homens, o pai terá um quarto só para ele, o banheiro e a cozinha ficam do lado de fora da casa como cômodos distintos. Aqueles que têm condições, farão um ambiente específico para cozinhar e quem não tem cozinhará em qualquer lugar no terreno da casa. 


Nesta casa estavámos numa família cujo número de filhos são 8, porém um rapaz residia sozinho numa casa com um quarto só para ele.


O FARO, Prato Típico Burkinabe

O Faro é um prato tipíco burkinabe, o bolinho mais claro feito com feijão fradinho que depois de ficar um tempo de molho será moído virando uma farinha que será embrulhada numa folha verde larga para somente então ser cozinhado em banho maria. Quando pronto seu aspecto de imediato é umido, mas depois da evaporação fica seco, necessitando como acompanhamento de um molho para poder dar mais vida e gosto. Bom, nós comemos e gostamos muito, quentinho é uma delícia!

 


Marcando Hora Com Um Burkinabe

Em Burkina é comum marcamos um horário para fazer algo, quer seja um culto, uma reunião, ou prestação de serviço e a pessoa vim somente no horário conveniente para ele. Aqui eles vão dizer que é o horário burkinabe, ou seja, a pessoa vem quando ela quer. Lógico, que não são todas as pessoas que agem assim, mas a cultura do atraso é muito predominante entre os africanos.


Ir a Feira é Habito das Mulheres Burkinabe

Normalmente os ocidentais vão a feira uma só vez na semana, mas em Burkina, culturalmente o povo vai ao mercado todos os dias. O mais interessante é que as mulheres compram uma quantidade de condimento somente para um único dia. Por exemplo: 4 tomates, 2 pimentão, 2 cebolas, uns dentes de alho, um pouco de tempero, um saquinho de olho, etc... A princípio questionamos isto, mas depois percebemos que tem o aspecto da dificuldade financeira como também não é cultural pensar em estocar ou ganhar tempo quando se trata de comprar condimentos. Ir a feira é habito para as mulheres.




ADQUIRA NO SITE DA AMAZON

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |