Bem vindo! Sua interação é importante neste espaço e em nossas vidas. Nosso trabalho não teria relevância sem a ação do Espírito Santo e sem a sua participação. Faça um pouco mais pela causa missionária saindo das quatro paredes, não limite a sua visão nem o seu campo de atuação ministerial, porque a nossa paróquia e limite ministerial é o mundo (Mateus 13.38). Escreva-nos, ore, contribua com este projeto.

PEDE-ME E TE DAREI AS NAÇÕES COMO HERANÇA! Salmos 2.8

ORE, INTERCEDA OU CONTRIBUA COM O NOSSO MIISTÉRIO!

Fazendo JESUS conhecido!

Claudemir Silva. Tecnologia do Blogger.

4 de mai. de 2012

Burkina - O Ministério da Promoção da Mulher

Por causa da discriminação sofrida pelo sexo feminino, foi instituído a alguns anos o Ministério da Promoção da Mulher que aos poucos vai ganhado seu espaço. Em março quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (journée Internationale de la Femme), eventos são realizados em todo país não apenas para homenagear as mulheres, mas também para tratar e defender os direitos femininos explorando temáticas como igualdade, justiça, reconhecimento de valor, emancipação, acesso à educação e participação na construção do Estado.

A Educação no Nível da Mulher em Burkina


Dentre todos os integrantes da conjuntura familiar será a esposa que precisará desempenhar a difícil tarefa de educar os filhos. Porque cabe estritamente a mulher este papel e não ao homem? As razões se explicam no fato de ser dela a responsabilidade pelo bem estar do lar e não o homem. E mais, é seu dever principalmente por se ela a primeira pessoa a ter contato com a criança já no colo. Portanto, caberá à mãe conduzir a educação básica dos filhos, também chamada de educação no nível da mulher.

O Trabalho Com os Garibous


Imaginem trabalhar com um grupo de 150 a 300 crianças que vivem diariamente famintas, sujas, não falam o francês, a maioria não respeita, te ver como herege e cuja referência são líderes feiticeiros. Pois bem, é este o cenário que convivemos na Casa Esperança! Constantemente pedimos ajuda as irmães graça e paciência, pois sem elas é difícil lidar com os GARIBOUS que são vítimas de um sistema. Orem por estes meninos pedindo ao Senhor transformação da mente, através de algum gesto que fazemos; que eles deixem a mendicância e tenham coragem de largar os MARABOUS. Há muitos garotos que convidamos para vim a Casa Refúgio, mas o medo de represálias é o maior obstáculo.

1 de mai. de 2012

Mustafá e Seu Pedido de Perdão


Mustafá é um vendedor ambulante que conquistei para Jesus através da amizade e fidelidade como cliente da sua barraquinha. Desde outubro de 2011 ele passou a frequentar nossa igreja, mas em janeiro deste ano ele me escreveu uma carta pedindo perdão, pois seus pais o querem de volta no vilarejo e isso implica em deixar de vim a nossa Igreja. Seu apreço por mim o levou a tirar uma foto para me dar de lembrança. Peço oração porque ele transpareceu não querer voltar para a vida dura dos vilarejos.

30 de abr. de 2012

Os Rituais de Iniciação nos Vilarejos Burkinabes

A importância dos rituais de iniciação nos vilarejos vai se desdobrar em dois pensamentos. Popularmente estes ritos não passam de um ritual que marcará a transição da idade infantil para a idade adulta. Sob esta ótica quem não participa desses festejos não adquirem o respeito, não é tido como adulto e não poderá participar dos outros ritos que virão. A segunda idéia transmitida por estes rituais é que eles são o pontapé inicial para o envolvimento e conhecimento dos mistérios e segredos que cercam um vilarejo. Porquanto a busca pelo reconhecimento e pela participação nas festas animistas fará com que parte do povo aceite tais condições.  

Crenças Burkinabes: A Crença no Gris-Gris

Próximo a estação da chuva, nas aldeias os feiticeiros animistas durante alguns dias e noites caminharão cantando, dando gritos de guerra e invocando os espíritos dos ancestrais por toda a região do vilarejo e ao final do ritual sacrificarão frangos ou cachorros como oferta as entidades em especial um espírito chamado Gris - Gris. A origem da crença do Gris-Gris se reporta a história de uma mulher que um dia foi na mata cultivar o campo para a próxima colheita e quando chegou lá encontrou com o Gris-Gris. Com medo, a mulher volta ao lar para chamar o marido que resolveu trazer a entidade para casa crendo que esta divindade o ajudaria trazendo prosperidade à família. O ritual do Gris-Gris tem o propósito de proteger e trazer prosperidade, logo, será comum ver pessoas com fitas, pulseiras ou cordão em alguma parte do corpo ou em algum ambiente da casa como amuleto de sorte.

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |